BR176
Bertioga


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 6,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área inclui as matas de baixada de Bertioga que estão fora do Parque Estadual da Serra do Mar e, portanto, desprotegidas. Os melhores trechos de floresta estão localizados entre a rodovia Rio– Santos (BR-101) e as encostas da Serra do Mar, onde existem grandes extensões florestadas. Quanto maior a distância em relação à rodovia, melhor o estado de conservação da vegetação, estando alguns trechos do sopé da serra ainda cobertos por floresta primária. Mais próximo da costa, por outro lado, a região já se encontra intensamente ocupada por grandes loteamentos.

Key biodiversity
As matas da região de Bertioga presumivelmente representam um importante reduto para espécies ameaçadas e endêmicas da Mata Atlântica restritas às baixadas, como Carpornis melanocephala (sabiá-pimenta) e Tangara peruviana (saíra- sapucaia), sobretudo considerando que áreas florestadas de planície, em geral, estão pouco representadas em unidades de conservação. Porém, tal como em várias outras áreas de Mata Atlântica no litoral paulista, não estão disponíveis informações atualizadas sobre a avifauna da região. Os poucos dados existentes resultam de observações ocasionais e isoladas, sendo esperado que mais espécies ameaçadas venham a ser registradas na região à medida que sua avifauna for melhor estudada.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Bertioga. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/11/2019.