BR034
Barragem de Boa Esperança


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 280,547 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Situada na divisa com o Piauí, a área é limitada ao norte pelo riacho do Riachão, a leste pela rodovia MA040 e, ao sul, pelo rio Parnaíba e pelo reservatório de Boa Esperança. Grande parte da área situase abaixo dos 200 m de altitude, especialmente próximo ao reservatório, à exceção da Serra da Raposa, que se estende na porção central da área e chega próximo de 450 m de altitude. Pouco se sabe a respeito da biota da região, cuja paisagem é composta por remanescentes florestais e áreas alteradas para cultivos e pastagens. A vegetação é marcada pela transição entre o Cerrado, as florestas semidecíduas influenciadas pela Caatinga e os encraves de babaçuais, formações com dominância da palmeira Attalea speciosa. Os melhores trechos de floresta semidecídua encontramse na Serra da Raposa, formando um contínuo com pouca alteração antrópica

Key biodiversity
Um levantamento recente, incluindo a margem direita do reservatório de Boa Esperança, identificou 209 espécies de aves na região A avifauna local é representativa do Cerrado, com 11 espécies endêmicas desse bioma. Uma delas, Amazona xanthops, tem no médio rio Parnaíba seu limite setentrional de distribuição Outra espécie registrada na IBA que aparentemente também tem seu limite norte de distribuição na área é o falconiforme ameaçado Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta). Alguns indivíduos de Xiphocolaptes falcirostris (arapaçu-do-nordeste), igualmente ameaçado e endêmico da Caatinga, foram observados nos trechos mais preservados de floresta semidecídua Há outras duas espécies endêmicas da Caatinga na área: Paroaria dominicana (cardeal-do-nordeste) e Picumnus pygmaeus (pica-pau-anão-pintado). Nas florestas ocorre Conopophaga roberti (chupa-dente-de-capuz), cuja biologia é pouco conhecida. O registro mais significativo, no entanto, foi a descoberta de Celeus obrieni (pica-pau-do-parnaíba) nas matas secas da Serra da Raposa Essa espécie criticamente ameaçada e endêmica do Cerrado permaneceu desconhecida na natureza até 2006, quando foi redescoberta perto de Goiatins, no Tocantins.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Barragem de Boa Esperança. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/07/2019.