BR226
Banhado dos Pachecos


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 2,560 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
O Banhado dos Pachecos está situado junto à localidade de Águas Claras, a poucos quilômetros de Porto Alegre, e faz parte do Sistema Banhado Grande, complexo de áreas alagadas que dá origem ao rio Gravataí. O banhado é uma turfeira (área pantanosa com grande acúmulo de matéria vegetal em decomposição) e corresponde a uma das cabeceiras do sistema. A vegetação palustre é bastante densa, sendo composta principalmente por ciperáceas, gramíneas e pteridófitas. Grande parte do Banhado dos Pachecos já foi convertida em lavouras ou açudes, restando atualmente cerca de 1.685 ha de banhados naturais. Em 2002, toda a área remanescente de banhado, juntamente com os campos e matas de restinga adjacentes, foi transformada em uma unidade de conservação estadual, principalmente para proteger o último refúgio do cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) no Rio Grande do Sul.

Key biodiversity
A área apresenta grande importância como hábitat de aves que dependem de banhados densos e capinzais úmidos. Levantamentos recentes ao longo de toda a área de distribuição de Scytalopus iraiensis (macuquinho-da-várzea), descrito apenas em 1998, evidenciaram que o Banhado dos Pachecos abriga uma das maiores populações conhecidas dessa espécie ameaçada. A população local de Eleothreptus anomalus (curiango-do-banhado), recentemente descoberta, é a única conhecida atualmente no Rio Grande do Sul e habita principalmente uma faixa relativamente estreita de hábitat que abrange a margem do banhado e os campos de restinga adjacentes. Há um registro de Leucopternis polionotus (gavião-pombo- grande) para o Banhado dos Pachecos, datado da década de 1970, mas essa espécie não ocorre regularmente na área.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Banhado dos Pachecos. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/banhado-dos-pachecos-iba-brazil on 19/03/2024.