BR133
Bandeira / Macarani


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 3,500 ha

Protection status:

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2013 high not assessed negligible
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
Esse remanescente florestal relativamente extenso está situado na região do médio rio Jequitinhonha, na divisa entre Minas Gerais e Bahia, a cerca de 50 km ao norte de Almenara. A vegetação é classificada como floresta ombrófila densa, sendo mais desenvolvida no fundo dos vales. De forma geral, a mata ainda se encontra bem preservada na área, apesar da atividade constante de madeireiros em toda a região.

Key biodiversity
Em um levantamento recente, ainda não publicado, 252 espécies de aves foram identificadas na área. Entre as várias espécies ameaçadas encontradas destacase Merulaxis stresemanni (entufadobaiano), pássaro que permaneceu conhecido de apenas dois exemplares antigos até ser redescoberto em 1995 próximo à Reserva Biológica de Una, na Bahia, onde, porém, não foi mais encontrado. Atualmente, Bandeira/Macarani e Una (BA21) são as duas únicas áreas de ocorrência conhecida dessa espécie criticamente ameaçada.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Bandeira / Macarani. Downloaded from http://www.birdlife.org on 15/11/2019.