BR102
Baixo-Sul


Year of compilation: 2005

Site description
Apresentando relevo formado por colinas e morros graníticos relativamente baixos, essa área compreende uma extensa rede de remanescentes florestais que ocupa a metade leste dos municípios de Taperoá e Nilo Peçanha e a metade oeste dos municípios de Ituberá e Igrapiúna, a oeste da rodovia BA-650. A floresta ombrófila densa é a formação vegetal dominante, ocorrendo, localmente, o contato com os extensos manguezais (formações pioneiras) da baixada costeira adjacente. Parte da área pertence à Plantações Michelin da Bahia Ltda., empresa dedicada à exploração de látex em extensos seringais. Como parte da política ambiental dessa empresa, cerca de 1.450 ha de florestas nativas são protegidas em Igrapiúna e Ituberá. Parte da IBA encontra-se dentro dos limites da APA Estadual do Pratigi, criada em 1998 e recentemente ampliada.

Key biodiversity
Além de Una (BA21), essa é a única área para a qual são conhecidos registros recentes de Scytalopus psychopompus (macuquinho-baiano), táxon criticamente ameaçado cuja distribuição global restringe- se à faixa costeira da Bahia. Levantamentos recentes em uma área da Plantações Michelin, em Igrapiúna, resultaram no encontro de quatro territórios da espécie, que está associada a ambientes brejosos com densa vegetação herbácea e arbustiva, pontualmente distribuídos no interior dos remanescentes florestais. Todas as espécies ameaçadas listadas para a área foram recentemente detectadas nesses fragmentos, onde pesquisas de longo prazo sobre a avifauna local vêm sendo desenvolvidas. O pica-pau Celeus torquatus tinnunculus, forma rara e endêmica do leste do Brasil, foi registrado na região.

Pressure/threats to key biodiversity
A derrubada de florestas nativas em fazendas do entorno da propriedade da Plantações Michelin vem ocorrendo a um ritmo preocupante. A expansão das áreas urbanas dos municípios envolvidos representa uma ameaça potencial adicional aos remanescentes florestais da região.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Baixo-Sul. Downloaded from http://www.birdlife.org on 15/11/2019.