BR204
Baixo Curso do Rio Nhundiaquara


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,200 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área compreende a planície aluvial do baixo curso do rio Nhundiaquara (antigamente denominado rio Cubatão), o qual nasce ao pé do pico Marumbi e deságua na baía de Paranaguá, no litoral norte do Paraná. Banhados sob influência fluviomarinha e manguezais são os ambientes predominantes, exceto junto à foz do rio, onde ocorrem apenas manguezais, que são contíguos àqueles da orla da baía de Paranaguá. Os banhados, ainda em razoável estado de conservação, são dominados por Typha dominguensis (taboa) e Schoenoplectus californicus (piri ou junco).

Key biodiversity
A população local de Stymphalornis acutirostris (bicudinho-do-brejo) é numericamente expressiva, embora pareça estar isolada de outras populações conhecidas da espécie. A área ocupada pelo hábitat específico de S. acutirostris (banhados com taboais e juncais) no baixo curso do rio Nhundiaquara foi calculada em 547 ha.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Baixo Curso do Rio Nhundiaquara. Downloaded from http://www.birdlife.org on 26/10/2020.