BR136
Alto Cariri


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, B1a (2022)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 28,162 ha

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2022 near favourable low medium
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
Essa extensa área de floresta ombrófila densa na divisa de Minas Gerais com a Bahia está situada em uma região montanhosa ao sul do médio rio Jequitinhonha. Parte do maciço florestal (cerca de 600 ha) vem sendo explorada sob regime de manejo sustentado desde 1999, mas a vegetação é predominantemente primária. O Alto Cariri foi declarado uma ASPE (Área Sob Proteção Especial) pelo Ibama devido ao seu grande potencial para a conservação da biodiversidade no âmbito da Mata Atlântica, sendo uma área prioritária para inventários científicos e para a criação de uma unidade de conservação.

Key biodiversity
Não há informações publicadas sobre a avifauna do Alto Cariri, mas os resultados de um levantamento preliminar indicaram que a área possui grande importância como refúgio para aves endêmicas, raras e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica. Há relatos sobre a ocorrência histórica de Crax blumenbachii (mutum-de-bico-vermelho) e Pipile jacutinga (jacutinga) na região. O Alto Cariri é uma das duas áreas de Minas Gerais onde a ocorrência de Carpornis melanocephala (sabiá-pimenta) foi constatada até o momento.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Alto Cariri. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/alto-cariri-iba-brazil on 19/03/2024.