BR053
Formoso do Araguaia


Year of compilation: 2008

Site description
Situada a leste da Ilha do Bananal, a IBA engloba uma série de lagoas importantes para a avifauna aquática, formadas nas proximidades dos rios, sendo o Formoso o principal. Logo a oeste, fora da IBA, localizase o chamado Projeto Rio Formoso, uma extensa planície tomada por plantações irrigadas e dispostas em lotes separados por valas de drenagem, ocupando cerca de 34 mil hectares. A área está inserida em uma paisagem já bastante modificada em razão da presença de pastagens e plantações de soja, frutas e, principalmente, arroz. A vegetação natural que resta é formada por savana parque e savana arborizada, além de florestas que acompanham o curso dos rios. São conhecidos na área alguns biótopos de raros peixes anuais, ameaçados de extinção.

Key biodiversity
Apesar da intensa expansão agropecuária, a região ainda mantém trechos de cerrados e de vegetação ribeirinha relativamente bem conservados Ainda é possível observar grupos de Rhea americana (ema) nas áreas de vegetação baixa, assim como estão presentes os quase ameaçados Charitospiza eucosma (mineirinho) e Neothraupis fasciata (cigarra-do-campo) As matas ciliares são importantes refúgios para Paroaria baeri (cardeal-de-goiás), cuja distribuição conhecida restringese à drenagem do rio Araguaia, no oeste de Goiás e Tocantins, e ao alto rio Xingu, no Mato Grosso As congregações de aves aquáticas chamam a atenção em toda a área. O conjunto de lagos provavelmente abriga mais de 20 mil indivíduos desse grupo Em uma só lagoa foram contados mais de 5.000 Dendrocygna viduata (irerê), com números semelhantes estimados para Phalacrocorax brasilianus (biguá) e Egretta thula (garça-branca-pequena), além de centenas de indivíduos de outras espécies de anseriformes De maior importância, porém, são as concentrações de Mycteria americana (cabeçaseca) e Jabiru mycteria (tuiuiú), cujos números ultrapassam 1% de suas populações biogeográficas estimadas.

Pressure/threats to key biodiversity
O entorno da área já está transformado pela presença de pastagens e, principalmente, plantações. O Projeto Rio Formoso, outrora uma das maiores áreas de cultivo de arroz irrigado no país, está parcialmente desativado e com diversos pontos convertidos para a fruticultura A utilização de agrotóxicos constitui um dos maiores problemas à biodiversidade local, já que os contaminantes escoam para as valas de drenagem e poluem os cursos d’água no entorno, inclusive o rio Formoso Na década de 1990, milhares de marrecas foram mortas após consumirem alimentos contaminados com pesticidas.


Recommended citation
BirdLife International (2022) Important Bird Areas factsheet: Formoso do Araguaia. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/01/2022.