BR081
Campos do Encanto


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2, A3 (2009)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 274,114 ha

SAVE Brasil

Site description (2008 baseline)
Situados a cerca de 400 km a oeste de Cuiabá, os campos entre Vila Bela e Pontes e Lacerda inseremse em uma região de transição entre os domínios morfoclimáticos da Amazônia e do Cerrado. A área é delimitada ao sul e a oeste pelo rio Alegre e, ao norte, principalmente pelo rio Sararé. Os níveis pluviométricos atingem uma média de cerca de 1.350 mm anuais. A vegetação é dominada por cerrados bem preservados, com grandes áreas de campo natural entre os rios Guaporé, Sararé e Alegre. Áreas de vegetação secundária e pastagens aparecem em praticamente toda a IBA. Florestas estacionais ocorrem na Serra da Borda e na Serra do Caldeirão, ambas situadas na borda leste da IBA. O Parque Nacional Noel Kempff Mercado, uma IBA boliviana com cerca de 1,5 milhões de hectares de paisagens preservadas, está situada a apenas cerca de 30 km de distância.

Key biodiversity
Essa talvez seja a localidade onde são registradas as maiores concentrações de Sporophila nigrorufa (caboclinho-dosertão) no país. Bandos com mais de 50 indivíduos já foram observados nos campos da região, fazendo dessa área uma das mais importantes para a conservação da espécie em escala global. O principal sítio reprodutivo da espécie encontrase na Bolívia, no Parque Nacional Noel Kempff Mercado, onde bandos de até 70 indivíduos já foram registrados A sudoeste da IBA aparentemente há extensos trechos de vegetação campestre preservada, intercalados por terrenos pantanosos sob influência das águas dos rios Alegre e rio Barbado. Essa área tem grande potencial para abrigar S. nigrorufa, mas não há informações disponíveis sobre ela. No Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, logo ao sul da IBA, a espécie não foi encontrada, apesar da existência de levantamentos ornitológicos preliminares. A oeste, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, que é contíguo ao P. N. Noel Kempff Mercado, é uma área ainda pouco explorada ornitologicamente, onde é possível a presença de Tachyphonus nattereri (pipira-de-natterer) e Picumnus fuscus (pica-pau-anão-fusco).


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Campos do Encanto. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/campos-do-encanto-iba-brazil on 19/03/2024.