BR192
Restinga de Maçambaba e Ilha de Cabo Frio


Year of compilation: 2005

Site description
Essa área consiste em uma estreita faixa de restingas litorâneas com mais de 40 km de extensão, que se estende desde a Estação Ecológica de Jacarepiá, em Saquarema, até a ilha de Cabo Frio, em Arraial do Cabo, no médio litoral fluminense. A longa restinga de Maçambaba, na porção central dessa faixa, separa a lagoa de Araruama do oceano, configurando um dos últimos sistemas lagunares bem preservados no Estado do Rio de Janeiro. A ilha de Cabo Frio, com 5,6 km2, situa-se na extremidade leste da área e dista apenas 400 m da costa.

Key biodiversity
A área compreende praticamente toda a extensão de ocorrência de Formicivora littoralis (formigueiro-do-litoral), papa-formiga endêmico das restingas do complexo da lagoa de Araruama. A espécie é encontrada em altas densidades nos hábitats favoráveis e tem sido considerada abundante na ilha de Cabo Frio, onde aparentemente existe uma população viável. O acesso à ilha é restrito pela Marinha brasileira, o que tem garantido a preservação da área.

Pressure/threats to key biodiversity
A restinga de Maçambaba está sujeita a alta pressão antrópica por especulação imobiliária, desenvolvimento turístico e ocupação irregular.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Restinga de Maçambaba e Ilha de Cabo Frio. Downloaded from http://www.birdlife.org on 22/09/2020.