BR074
Serra do Urubu


Year of compilation: 2005

Site description
A área engloba remanescentes de floresta atlântica montana situados principalmente nos municípios de Jaqueira e Lagoa dos Gatos, Zona da Mata sul de Pernambuco. Esses remanescentes estão inseridos na superfície do Planalto da Borborema, em áreas do complexo das Serras do Urubu e Espelho. Nessa região, o relevo é montanhoso e acidentado, com predomínio de granitos. O clima é tropical quente e úmido, com uma estação seca entre outubro e fevereiro e uma estação chuvosa de março a setembro. No município de Jaqueira, as áreas de mata encontram-se circundadas por plantações de cana-de-açúcar, bananais e pequenas lavouras temporárias. No município de Lagoa dos Gatos predominam pastagens abandonadas. A área inclui a RPPN Frei Caneca e uma parcela de mata adjacente com 440 ha, a qual foi recentemente adquirida pela SAVE Brasil/BirdLife International e está sendo transformada em uma RPPN. Além dessas áreas, existem alguns outros fragmentos florestais próximos que podem ser considerados em uma estratégia de conservação a longo prazo.

Key biodiversity
A Serra do Urubu e Murici (AL02) são as únicas áreas onde ainda podem ser encontradas todas as quatro espécies confinadas às florestas montanas de Alagoas e Pernambuco (Philydor novaesi, Myrmotherula snowi, Terenura sicki e Phylloscartes ceciliae). Rumores sobre a presença de uma espécie nova de tiranídeo na área não se confirmaram.

Pressure/threats to key biodiversity
A RPPN Frei Caneca encontra-se bem preservada e conta com um funcionário responsável pela fiscalização da área. No trecho de mata mais próximo à Lagoa dos Gatos existe exploração de madeira para transformação em carvão, atividade que já causou sérios danos à floresta. Um fragmento de mata das proximidades (Mata do Cordeirinho) foi completamente devastado nos últimos anos apenas pela atividade dos carvoeiros. Em contrapartida, uma das ações de conservação que vêm sendo desenvolvidas na região é o reflorestamento de clareiras abertas para fabricação de carvão. A caça para subsistência representa uma ameaça adicional.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra do Urubu. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/04/2019.