BR074
Serra do Urubu


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A área engloba remanescentes de floresta atlântica montana situados principalmente nos municípios de Jaqueira e Lagoa dos Gatos, Zona da Mata sul de Pernambuco. Esses remanescentes estão inseridos na superfície do Planalto da Borborema, em áreas do complexo das Serras do Urubu e Espelho. Nessa região, o relevo é montanhoso e acidentado, com predomínio de granitos. O clima é tropical quente e úmido, com uma estação seca entre outubro e fevereiro e uma estação chuvosa de março a setembro. No município de Jaqueira, as áreas de mata encontram-se circundadas por plantações de cana-de-açúcar, bananais e pequenas lavouras temporárias. No município de Lagoa dos Gatos predominam pastagens abandonadas. A área inclui a RPPN Frei Caneca e uma parcela de mata adjacente com 440 ha, a qual foi recentemente adquirida pela SAVE Brasil/BirdLife International e está sendo transformada em uma RPPN. Além dessas áreas, existem alguns outros fragmentos florestais próximos que podem ser considerados em uma estratégia de conservação a longo prazo.

Key biodiversity
A Serra do Urubu e Murici (AL02) são as únicas áreas onde ainda podem ser encontradas todas as quatro espécies confinadas às florestas montanas de Alagoas e Pernambuco (Philydor novaesi, Myrmotherula snowi, Terenura sicki e Phylloscartes ceciliae). Rumores sobre a presença de uma espécie nova de tiranídeo na área não se confirmaram.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Serra do Urubu. Downloaded from http://www.birdlife.org on 11/12/2019.