BR133
Bandeira / Macarani


Year of compilation: 2005

Site description
Esse remanescente florestal relativamente extenso está situado na região do médio rio Jequitinhonha, na divisa entre Minas Gerais e Bahia, a cerca de 50 km ao norte de Almenara. A vegetação é classificada como floresta ombrófila densa, sendo mais desenvolvida no fundo dos vales. De forma geral, a mata ainda se encontra bem preservada na área, apesar da atividade constante de madeireiros em toda a região.

Key biodiversity
Em um levantamento recente, ainda não publicado, 252 espécies de aves foram identificadas na área. Entre as várias espécies ameaçadas encontradas destacase Merulaxis stresemanni (entufadobaiano), pássaro que permaneceu conhecido de apenas dois exemplares antigos até ser redescoberto em 1995 próximo à Reserva Biológica de Una, na Bahia, onde, porém, não foi mais encontrado. Atualmente, Bandeira/Macarani e Una (BA21) são as duas únicas áreas de ocorrência conhecida dessa espécie criticamente ameaçada.

Pressure/threats to key biodiversity
Os desmatamentos e o corte seletivo de árvores ainda são freqüentes na região, sendo praticados tanto por moradores locais quanto por pessoas que vêm de outras regiões da Bahia em busca de madeira. A caça representa uma ameaça adicional à fauna.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Bandeira / Macarani. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/09/2020.