BR165
Encostas da Região de Domingos Martins


Year of compilation: 2005

Site description
Essa região de florestas úmidas fragmentadas inicia próximo à cidade de Domingos Martins e estende-se para o sul até os confins entre os municípios de Guarapari e Alfredo Chaves, na porção meridional do Estado. O relevo é marcado pelos patamares escalonados da região da Mantiqueira Setentrional, que ocupa todo o sudoeste capixaba. A área é relativamente próxima à Reserva Biológica de Duas Bocas (ES03) e inclui a Serra do Batatal, na divisa de Guarapari com Alfredo Chaves, e as matas existentes nas localidades de Bom Jesus e Sítio Cachoeira Alta (em Domingos Martins), Peixe Verde (Viana), Deserto (Guarapari) e Aparecida (Alfredo Chaves), entre outras.

Key biodiversity
Tal como na Reserva Biológica de Duas Bocas (ES03), a avifauna da região combina endemismos atlânticos típicos das matas de baixa altitude, como Amazona rhodocorytha (chauá) e Ramphodon naevius (beija-flor-rajado), com outros de distribuição mais montana, como as saíras Tangara desmaresti e T. cyanoventris. Tinamus solitarius (macuco), espécie quase ameaçada, foi registrado um pouco ao norte dos limites da área e ainda pode estar presente nas encostas ao sul de Domingos Martins.

Pressure/threats to key biodiversity
Nenhuma ameaça tem sido especificamente relacionada à área, mas os efeitos da fragmentação excessiva do hábitat e a caça podem levar ao desaparecimento das espécies mais sensíveis a esses fatores.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Encostas da Região de Domingos Martins. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/09/2020.