BR161
Itarana


Year of compilation: 2005

Site description
Itarana está localizada na região centroserrana do Espírito Santo, a 30 km de Santa Teresa. Embora essa parte do território capixaba tenha sido extensivamente desmatada no passado, ainda restam diversos e expressivos fragmentos florestais nas porções sul e central do município, destacando-se aqueles existentes nas localidades de Alto Jatibocas, Barra Encoberta, Santa Joana e Limoeiro, que pertencem a diferentes proprietários. Esses fragmentos variam em tamanho de 100 até pelo menos 600 ha e ainda mantêm certa continuidade entre si. A vegetação original na região é a floresta ombrófila densa de elevações intermediárias e o clima é subtropical úmido.

Key biodiversity
A avifauna dos remanescentes florestais de Itarana é composta por pelo menos 198 espécies, entre as quais destacamse os endêmicos Cercomacra brasiliana (chororó-cinzento) e Sporophila ardesiaca (papa-arroz-de-barriga-branca), pouco representados em outras IBAs. Nemosia rourei (saíra-apunhalada) foi observada em Jatibocas (distrito de Itarana) no início da década de 1940, em um local hoje desmatado. Apesar de remota, a possibilidade dessa espécie criticamente ameaçada ainda ocorrer nas matas remanescentes da região não pode ser descartada.

Pressure/threats to key biodiversity
Muitos dos fragmentos florestais em Itarana sofrem constante pressão antrópica e não há unidades de conservação na região, embora as áreas contíguas de Barra Encoberta e Alto Jatibocas já tenham sido indicadas especificamente para este fim.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Itarana. Downloaded from http://www.birdlife.org on 06/12/2019.