BR119
Rio Mucuri


Year of compilation: 2009

Site description
Essa área compreende as matas fragmentadas ao longo do rio Mucuri, no extremo sul da Bahia, quase na divisa com o Espírito Santo. A região possui clima úmido, com temperaturas ao redor de 24oC e um período de chuvas mais abundantes entre março e maio. A floresta atlântica de planície cobria originalmente a maior parte da região, intercalada com trechos de formação vegetal conhecida como mussununga. Nas matas nativas ao longo do rio Mucuri ainda existem algumas madeiras de lei, como jacarandá (Dalbergia nigra), jequitibá (Cariniana sp.), peroba (Aspidosperma cylindrocarpon), sucupira (Sweetia fruticosa) e ipê (Tabebuia sp.).

Key biodiversity
Quase nada é conhecido sobre a avifauna das matas ao longo do rio Mucuri. No entanto, a área é estrategicamente importante para viabilizar futuros programas de reflorestamento que tenham por objetivo reconectar as florestas remanescentes do sul da Bahia e norte do Espírito Santo, tendo em vista o extensivo desmatamento dessa região. O rio Mucuri parece ser a única localidade de onde são conhecidos registros recentes de Myrmeciza ruficauda (formigueiro-da-cara-ruiva) no sul da Bahia e uma das poucas áreas de ocorrência da raça nominal dessa espécie ameaçada na atualidade.

Pressure/threats to key biodiversity
Desmatamentos, corte seletivo de madeira e fogo proveniente dos pastos adjacentes. A inexistência de unidades de conservação torna a área mais vulnerável a estes impactos.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Rio Mucuri. Downloaded from http://www.birdlife.org on 25/09/2020.