BR116
Parque Nacional de Monte Pascoal


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 22,500 ha

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2023 near favourable high medium
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
O Parque Nacional de Monte Pascoal está inserido no Corredor Central da Mata Atlântica, que abrange as florestas remanescentes do sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Essas florestas, de caráter higrófilo, guardam muitas semelhanças com a floresta amazônica de terra firme e são genericamente denominadas matas de tabuleiro por recobrirem planaltos costeiros de topo aplainado e baixa altitude, formados por depósitos de sedimetos terciários. Além dos tabuleiros, o relevo do P. N. de Monte Pascoal compreende também depósitos praiais, extensas planícies costeiras e colinas de rocha cristalina, incluindo o monte que dá nome ao parque, que é o ponto culminante da área. A floresta atlântica ocupa a maior parte do parque, mas também existem trechos significativos de restinga, manguezais e capoeiras. O clima é tropical úmido, com temperaturas médias anuais entre 21C e 24C e índice pluviométrico variando de 1.500 a 1.750 mm anuais.

Key biodiversity
O P. N. de Monte Pascoal é um importante refúgio para várias espécies de aves ameaçadas do sul da Bahia. Não há registros recentes para algumas delas, como Pipile jacutinga (jacutinga) e Crax blumenbachii (mutum-de-bico-vermelho), que podem estar localmente extintas. O ameaçado Herpsilochmus pileatus (chorozinho- de-boné), restrito às matas de restinga do sudeste baiano, provavelmente ocorre no parque, visto que seus limites estendem-se até a costa e incluem áreas de hábitat potencialmente favorável.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Parque Nacional de Monte Pascoal. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/parque-nacional-de-monte-pascoal-iba-brazil on 20/02/2024.