BR106
Ilhéus / Itabuna


Year of compilation: 2005

Site description
Toda a região entre Itabuna e o rio de Contas ainda apresenta extensiva cobertura florestal, provavelmente formada em sua maior parte por cabrucas e matas secundárias. O clima dessa região de baixadas é quente e úmido, com pluviosidade média anual de 1.700 mm.

Key biodiversity
Não há levantamentos da avifauna da área, apenas observações isoladas. Pela continuidade do hábitat, porém, a região deve constituir o principal reduto atual de Acrobatornis fonsecai (acrobata). Essa espécie ameaçada foi registrada em vários pontos entre Itabuna e o rio de Contas, principalmente ao longo da rodovia BR-101, e também a oeste, em direção a Coaraci. São conhecidas coletas antigas de Merulaxis stresemanni (entufado-baiano) e Scytalopus psychopompus (macuquinho- baiano) para Ilhéus. Essas espécies ainda podem estar presentes na região.

Pressure/threats to key biodiversity
Ainda ocorrem desmatamentos por toda a região. Esta atividade se tornou mais comum após a crise do cacau. Nas áreas onde as cabrucas foram mantidas não existe regeneração da vegetação nativa, o que a longo prazo comprometerá a manutenção da cobertura florestal. Também é intensa a caça de subsistência, a captura ilegal de aves para criação em cativeiro e a retirada ilegal de palmito. Existem vários acampamentos de agricultores sem-terra ao longo da rodovia que liga Ilhéus a Itabuna.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Ilhéus / Itabuna. Downloaded from http://www.birdlife.org on 31/10/2020.