BR105
Boa Nova / Serra da Ouricana


Year of compilation: 2005

Site description
Boa Nova está situada no extremo nordeste do Planalto da Conquista, ao sul do rio de Contas, em uma região de relevo bastante irregular. A vegetação é extremamente variada. A leste/sudeste da cidade, resquícios do que outrora foi uma extensa floresta atlântica montana reco brem a vertente oriental (voltada para o mar) de um contraforte do planalto conhecido como Serra da Ouricana. Alguns poucos quilômetros a oeste, na retaguarda dessa vertente, a floresta úmida dá lugar à caatinga e matas mais secas, incluindo a mata-de-cipó, uma formação vegetal rica em lianas e bromélias terrícolas de grande porte, do gênero Aechmea.

Key biodiversity
A região de Boa Nova é famosa por sua avifauna peculiar, que congrega elementos de formações vegetais tão distintas quanto a caatinga e a floresta atlântica montana, e por abrigar as maiores – e, por muito tempo, únicas – populações conhecidas de Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro), representante de um gênero monotípico e endêmico da mata-decipó. Das matas úmidas da região foram descritas duas espécies novas em meados da década passada: Synallaxis cinerea (joão-baiano) e Phylloscartes beckeri (borboletinha-baiana). Ambas são consideradas ameaçadas e permanecem conhecidas de menos de dez áreas na Bahia e Minas Gerais. Além disso, dezenas de outras espécies de aves endêmicas da Mata Atlântica e Caatinga são encontradas na região, tornando-a representativa de ambos os biomas e também da EBA072 (Matas Decíduas da Bahia).

Pressure/threats to key biodiversity
Boa Nova é uma das áreas mais negligenciadas no que se refere à conservação de aves no Brasil. Apesar de sua enorme importância ornitológica, reconhecida há décadas, a região até agora não possui unidades de conservação. Desmatamentos ainda ocorrem em toda a área, tanto na porção de Mata Atlântica quanto nas matas-de-cipó. A extração de madeira para a construção civil e para consumo doméstico ainda é comum. A caça pode estar afetando algumas espécies, como jacus e aracuãs (Cracidae), e a extração de bromélias de solo das matas- de-cipó, para uso em paisagismo, tem impacto importante sobre o hábitat deR. Ardesiacus.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Boa Nova / Serra da Ouricana. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/11/2019.